Sequência Didática e Projeto Didático

Educacao

Por Edvania Menezes.

Sequência Didática

As sequências didáticas são um conjunto de atividades planejadas envolvendo um mesmo conteúdo, organizadas aumentando o grau de dificuldade para possibilitar o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.

Uma sequência didática trabalha com conhecimentos prévios dos alunos, permite a interação de conhecimentos e a interação entre os próprios alunos.  Para que uma sequência didática obtenha sucesso é necessário seguir alguns passos:

Objetivo: Ensinar conteúdos que exijam tempo para aprender e aprofundamento progressivo.

Organização: Prever a ordem em que as atividades serão propostas, os objetivos, os conteúdos, os materiais, as etapas do desenvolvimento, a duração e a maneira como será feita a avaliação.

Como usar: A maioria dos conteúdos exige tempo para aprender. Por isso a sequencia didática é a modalidade mais organizativa mais presente no planejamento. A proposta deve ser empregada com regularidade durante o ano ou um semestre e oferecer novos desafios, organizar a série, escolher os assuntos mais importantes. O número de atividades de cada sequencia depende do objetivo e da resposta da turma.

Links relacionados:

Projeto Didático

Projeto didático é um conjunto de ações para a elaboração de um produto final que tenha uso pela comunidade escolar.  Uma de suas características é envolver a turma em todas as suas etapas do planejamento. Seu objetivo é reunir conteúdos abrangentes, atingindo  propósitos didáticos e sociais. Além de dar um sentido mais amplo às práticas escolares, o projeto evita a fragmentação dos conteúdos e torna os educandos corresponsável pela própria aprendizagem.

A organização de um projeto didático prever os momentos de planejamento e de discussão em grupo e os trabalhos individuais. Colocar justificativas aprendizagens desejadas. Sua duração é variada, mas normalmente ocupa dois meses ou mais por isso, o ideal é propor um ou dois por ano para cada turma.

A avaliação de um projeto didático deve levar em conta, principalmente, as aprendizagens realizadas pelos alunos durante sua realização. Um projeto é bom pelas aprendizagens que proporciona a seus alunos, em tornar um trabalho desenvolvido em realidade (produto final).

Link relacionados:

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s